Hoje no Brasil, o número de médicos no Brasil aumentou consideravelmente. Para se ter noção, em 2000 eram cerca de 230 mil profissionais, 22 anos depois esse número passou para mais de 500 mil.
Isso acontece por diversos motivos, seja devido ao aumento de universidades nos últimos anos, ou até mesmo pelo fato de que a profissão médica permite que se tenha uma ampla gama de atuação.
De maneira geral, ele pode ser empregado em regime CLT, também pode prestar serviços autônomos, e atuar como PJ.
Trabalhar com um CNPJ para médicos pode trazer muitos benefícios para o profissional, uma vez que permite reduzir taxas e economizar nos tributos.
No entanto, para aproveitar todas as vantagens dessa forma de atuação, é preciso conhecer mais ao seu respeito. Por isso, preparamos esse artigo para que você entenda como criar um CNPJ para médicos e diminuir as suas taxas.
Tenha uma boa leitura!
Como um médico pode atuar profissionalmente?
Para entender as vantagens que um CNPJ para médicos traz, antes é preciso conhecer mais a respeito de outras maneiras que esse profissional tem de exercer a sua profissão.
A forma mais tradicional é a atuação como CLT, que possibilita que ele tenha uma série de direitos trabalhistas. No entanto, ela pode trazer algumas desvantagens, além dos impostos já descontados, é preciso cumprir uma carga horária mensal a ser cumprida.
Dessa maneira, muitos profissionais acabam por escolher outras formas de empreendimento. Veja a seguir:
Prestador de serviços autônomo
Uma das principais formas de atuação para médicos, é atuar prestando serviços como autônomo.
Isso permite uma carga horária mais flexível, visto que nesse caso ele trabalha como pessoa física e sem ter nenhum tipo de vínculo empregatício. No entanto, a sua tributação é mais complexa.
Para tanto, o recolhimento de tributos é feito a partir do Recibo de Pagamento dos Autônomos (RPA), que é utilizado para apurar os seguintes impostos:
- INSS: possui alíquota de 11%, com limite de R$ 779,59 ao mês;
- IRPF: que pode chegar a 27,5% de acordo com o faturamento do profissional;
- ISS: que varia de acordo com o seu município.
Atuação como PJ
Diversos profissionais escolhem trabalhar como PJ devido aos benefícios financeiros que isso pode trazer, no sentido da economia tributária.
Nesse sentido, é possível abrir um CNPJ e prestar serviços para hospitais e clínicas, e também abrir um consultório próprio.
Se você se enquadra no regime tributário do Simples Nacional, tem diversos benefícios tributários, como:
- DAS: pagamento unificado de 6% a depender do faturamento do negócio;
- INSS: alíquota de 11%, que deve ser retirado do pró-labore;
- IRPF: que pode variar entre 7,5% a 27,5%.
Assim, abrir um CNPJ para médicos se mostra como uma excelente forma de atuação para profissionais. Veja a seguir como se formalizar como médico PJ.
Como abrir um CNPJ para médicos?
O processo de abertura de um CNPJ para médicos, não se diferencia de outras formas de formalização para empresas.
No entanto, é fundamental que se tenha o suporte de uma contabilidade para te auxiliar com todos os trâmites burocráticos. Os profissionais contábeis possuem experiência na abertura de empresa e te ajudarão com os seguintes processos.
Escolha da natureza jurídica
Esse é o primeiro passo para começar a atuar como PJ médico. A natureza jurídica define a constituição da empresa, e também estabelece todas as regras que a empresa deve cumprir.
Existem diversas formas de constituição societária, no entanto, existem duas que se destacam para a atuação para médicos.
- Para empreender sozinho: Sociedade Limitada Unipessoal;
- Para empreender com sócios: Sociedade Empresária Limitada.
Após essa escolha, será possível redigir um contrato social e emitir o seu CNPJ pelo Portal Redesim.
Escolha do regime tributário
Os tributos que recaem sobre a empresa podem trazer dores de cabeça aos empresários. Por esse motivo, escolher bem o regime de tributação é determinante para garantir a sua saúde financeira.
Os regime tributários são os sistemas que definem como é feito o recolhimento de impostos nas empresas e as suas alíquotas. Nesse caso, é preciso escolher entre três regimes:
- Simples Nacional;
- Lucro Real;
- Lucro Presumido.
Assim, é preciso fazer uma análise para definir qual é o regime ideal para os seus objetivos. Aqui, uma contabilidade pode ser de grande importância pois pode elaborar um planejamento tributário.
Autorizações e Alvarás
Por último, também será preciso fazer uma série de inscrições para de fato começar a atuar. Além disso, é necessário emitir alvarás de funcionamento e também fazer registros importantes, que possibilitará a emissão de notas fiscais de serviços, por exemplo.
Assim, alguns processos para finalizar a abertura de um CNPJ para médicos, são:
- Registro municipal para emissão de Nota Fiscal;
- Registro na Junta Comercial;
- Registro Federais;
- Emissão de alvará de funcionamento para prefeitura;
- Alvará da Vigilância Sanitária.
Como você pôde observar, um CNPJ para médicos traz muitos benefícios para quem adere a essa forma de atuação. Para tornar o processo ainda mais assertivo e vantajoso conte com uma contabilidade.
Tenha o suporte da Ampla Contabilidade!
Deseja abrir um CNPJ para médicos e não sabe como? Conte com o suporte da Ampla Contabilidade!
Com mais de 10 anos de experiência no mercado, nossa equipe de profissionais possui expertise para te auxiliar na abertura do seu CNPJ. E também poderá te ajudar durante a sua gestão empresarial, de modo que você foque apenas na sua atividade-fim.
Somos especializados em diferentes segmentos do mercado para atender melhor a sua empresa. Venha conversar com um de nossos consultores e entenda um pouco mais sobre nossos serviços em Contabilidade Especializada para Médicos, Clínicas e Consultórios.
Entre em contato e conheça nossas soluções! Gostou do conteúdo? Acesse nossas redes sociais para mais dicas;